quinta-feira, julho 10, 2014

Eu Li: Pollyanna (Eleanor H. Porter)


"A pequena cidade de Beldingsville nunca mais seria a mesma depois da chegada de Pollyanna. Por influência da menina, tudo começa a mudar no lugarejo. Sua tia Polly aos poucos se torna mais amável, e o mesmo acontece com praticamente todos os que conhecem a garota e seu incrível 'jogo do contente'. Uma otimista incurável, Pollyanna não aceita desculpas para a infelicidade e empenha-se de corpo e alma em ensinar às pessoas o caminho de superar a tristeza. Até que um dia um grave acontecimento lhe atinge, colocando à prova seu 'jogo'."

Dando início com as leituras da maratona  meta de leitura. Esse livro eu ganhei de presente de uma prima minha, thanks Ka, e ele caiu nas minhas mãos numa época muito boa, me fazendo entrar também no jogo do contente. O jogo de Pollyanna é simples e ele é peça fundamental no livro. Tudo que você tem que fazer é procurar algo que te deixe contente, independentemente do que esteja acontencendo. Não é achar consolo e sim ficar contente, essa, admito, é a parte mais díficil e por um tempo eu estive jogando errado até levar um puxão de orelha da pequena menina sardenta por meio do livro, onde uma personagem também joga errado.


Depois de perder o pai, Pollyanna é mandada para a casa de sua tia, irmã de sua mãe, a menina não poderia estar mais contente por ir pra um lugar novo e conhecer sua parente. Enquanto a tia é o oposto de Pollyanna e se preocupa apenas com o dever. Seu dever é receber a menina e seu dever ela irá cumprir. Até que a menina começa a afetá-la com todo seu otimismo e honestidade, aquela que só uma criança é capaz de ter. Não só a tia é "amaciada" pela menina como todas as outras pessoas, da empregada da casa até a velha doente rabugenta que de tudo reclama. O tal grande acontecimento que coloca o jogo à prova demora a acontecer e isso me incomodou um pouco, mas admito que no final da leitura eu entendi a importância dessa espera e valeu a pena.


A história é uma gracinha e os aspectos gerais da edição que eu tenho são lindos e muito bem feitos. A capa possui verniz localizado e o título brilhoso (eu realmente preciso aprender alguns termos técnicos, hahahaha), as páginas são grossinhas e com um aspecto envelhecido muito bonito. Os capítulos são curtinhos e contém algumas ilustrações pequenas e outras que tomam metade da página, página inteira e até mesmo duas páginas (tem mais algumas fotos ao longo do post). Não encontrei erros de tradução (feita por Monteiro Lobato) e nem mesmo de gramática, por isso e tudo mais que eu falei a editora está de parabéns.


O livro é classificado com Infanto Juvenil, mas de qualquer maneira eu o recomendo para todos que estão precisando entrar no jogo do contente. 

x.o.x.o

Nenhum comentário: