quarta-feira, maio 01, 2013

Eu Li: O Teorema Katherine (John Green)


Lembram que eu tinha dito que A Maldição do Tigre foi o melhor livro que eu li esse ano até agora? Bem, foi até antes de ler O Teorema Katherine, porque o livro do John Green veio pra competir pelo posto.

"19 Katherines por enquanto...
Quando se trata de garotas (e no caso de Colin, quase sempre se tratava), todo mundo tem seu tipo. O de Colin Singleton não é físico, mas linguístico: ele gosta de Katherines. E não de Katies, nem Kats, nem Kitties, nem Cathys, nem Rynns, nem Trinas, nem Kays, nem Kates, nem -Deus o livre- Catherines. K-A-T-H-E-R-I-N-E. Já teve dezenove namoradas. Todas chamadas Katherine. E todas elas - cada uma, individualmente falando - terminaram com ele."


O livro é maravilhoso, uma leitura super gostosa. Eu li em três dias e me apaixonei tão rapidamente que eu não parava de comentar com todo mundo sobre o livro, o quanto era legal e até citar alguns momentos pros meus amigos (e pros meus pais, nem eles escaparam). Além de ter postado até foto no Instagram e no Facebook, tanto do livro quando chegou aqui em casa e dele me fazendo companhia no aeroporto (tanto na ida quanto na volta de São Paulo ele estava comigo).


A história começa com o Colin, o menino prodígio com o sonho de se tornar importante e de ter seu momento Eureka, sofrendo pela sua décima nona Katherine ter terminado com ele. Até que seu melhor amigo Hassan, um árabe muito engraçado, aparece e eles decidem fazer uma road trip juntos. E durante a viagem o momento Eureka do Colin finalmente aparece e ele começa a desenvolver o Teorema Fundamental da Previsibilidade das Katherines, que irá dizer matematicamente quem vai terminar o relacionamento e quando.


O livro é muito engraçado, me fez dar gargalhadas lendo (algumas eu tive que segurar, já que eu estava sentada no aeroporto a maior parte dos momentos em que eu li). É cheio de notas de rodapé, umas simples e outras que tomam um grande espaço de explicações, comentários e até gráficos. Achei a capa linda, simples ao mesmo tempo que mostra certos ingredientes da narrativa. Além de eu ter adorado a "mini nota de rodapé" feita com o nome do autor. Essa capa, pelo que o John Green falou em seu site foi feita por um nerdfighter (os fãs dele) e foi usada em vários países.

Uma nota de rodapé fofinha pra vocês.
Eu já era fã do John Green antes, por conta dos vídeos nele no canal dele com o irmão lá no VlogBrothers. Os vídeos são muito engraçados e me ajudam a praticar bastante o inglês já que tanto o John quanto o Hank falam rápido e sobre um monte de coisas. Sem contar que eu me identifiquei muito com o John pela mania dele de abrir diversos parênteses numa conversa e de falar super rápido, coisas que eu também faço (e eu concordo muito com as opiniões dele).

Uma nota de rodapé das grandes agora.

Mas voltando a falar do livro, o Colin lê muito e é inteligentíssimo então o livro é cheio de comentários sobre tudo que ele sabe de coisas interessantes ou engraçadas para coisas meio banais. Sem contar que ele é apaixonado por anagramas e ele os faz para tudo. E mais! Ele fala vários idiomas, então aparecem palavras em outras línguas que serão traduzidas nas notas ao longo do livro. Alguns palavrões também aparecem no livro, porém o que mais aparece é o fug e suas variações, e ele explica o porquê desse uso (numa nota de rodapé, obviamente).


O poema anagramatizado em dedicatória para a esposa do John Green, achei muito fofo. Eu ainda não li outros livros dele, mas fiquei com mais vontade do que já tinha antes. Esse livro é bem mais tranquilo do que A Culpa é das Estrelas (que eu ainda não tenho nem li, mas está na wishlist), mas me fez pensar sobre certas coisas e me fez rir muito (mas isso eu já tinha dito lá em cima).


Palavras finais: recomendo muito esse e os outros livros dele (pelo que vejo a galera falando). Também acho que vocês podem assistir os vídeos dele e se divertirem sendo um Nerdfighter como eu. Ah, outro dia quando eu entrei no tumblr dele pela primeira vez me deparei com uma postagem para os Nerdfighters brasileiros, achei muito linda, fiquei super orgulhosa e ansiosa para ler A Culpa é das Estrelas, vai dizer que não foi fofo mandar isso pra gente? Fico sempre feliz quando os autores reconhecem seus fãs e são atenciosos assim com eles.

O post foi grande, me empolguei um pouco, mas se vocês preferem que eu seja mais sucinta é só me avisar nos comentários que eu me controlo.
x.o.x.o

Um comentário:

carmen disse...

Aaaah eu já estava afim d eler.. deposi do seu post!! Vou correndo comprar.. haha.. leia também A Culpa é das Estrelas.. vc vai amar!