quarta-feira, fevereiro 06, 2013

Eu Li: O Melhor de Mim (Nicholas Sparks)


"Na primavera de 1984, os estudantes Amanda Collier e Dawson Cole se apaixonaram perdidamente. Embora vivessem em mundos muito diferentes, o amor que sentiam um pelo outro parecia forte o bastante para desafiar todas as convenções de Oriental, a pequena cidade em que moravam. Nascido em uma família de criminosos, o solitário Dawson acreditava que seu sentimento por Amanda lhe daria a força necessária para fugir do destino sombrio que parecia traçado para ele. Ela, uma garota bonita e de família tradicional, que sonhava entrar para uma universidade de renome, via no namorado um porto seguro para toda a sua paixão e seu espírito livre. Infelizmente, quando o verão do último ano de escola chegou ao fim, a realidade os separou de maneira cruel e implacável. Vinte e cinco anos depois, eles estão de volta a Oriental para o velório de Tuck Hostetler, o homem que um dia abrigou Dawson, acobertou o namoro do casal e acabou se tornando o melhor amigo dos dois."


Eu já li esse livro tem algumas semanas, mas acabei me enrolando pra vir fazer a resenha. Já comecei outro livro fora da meta de verão e um em inglês, mas depois eu vou ler o que falta da meta antes de fevereiro acabar (a meta é de verão, ainda to no prazo!). Pretendo fazer um post sobre livros em inglês que quero ler e vou fazer a resenha aqui, o que acham? Mas agora falando do livro. É Nicholas Sparks, galera, e segue sempre aquela formula dele que dá certo então ele sempre usa. Mudam algumas coisas, mas é o estilo dele e ponto. Li no skoob pessoas falando que ele sempre surpreende, concordo em parte. Tem detalhes na história que surpreendem um pouco, sim. Mas segue o de sempre: um romance complicado, rolam uns draminhas, tem alguém pra atrapalhar, a gente fica naquela angústia, lágrimas escorrem (por mais que eu fale da formula dele eu sempre choro, fato.) e às vezes o final é feliz, às vezes não.


Tenho que admitir que eu comecei achando o livro meio chatinho, mas depois que o Dawson e a Amanda voltam a Oriental a leitura foi fluindo melhor. Eu gostei dos personagens, mesmo que algumas atitudes deles eu tenha achado meio bobas ou imaturas. O final me surpreendeu, de verdade, foi ai que eu fiquei tensa, chorei e devorei as últimas páginas em minutos. Chegou uma hora que eu falei: último capítulo e vou dormir. Me ferrei, o capítulo terminou muito bom só consegui largar o livro quando acabei, chorando quietinha de madrugada. Cenas ridículas da minha vida.


A edição do livro tá boa, páginas amareladas e a fonte, margem e o espaçamento ajuda a leitura a correr melhor, sem aquelas dores de cabeça porque a letra ta pequena ou por qualquer errinho de edição. Os capítulos tem tamanhos variados, mas os mais longes às vezes trocam de personagem 'narrando', então dá pra fazer uma pausa nesses pontos sem problemas.


Meu livro favorito do Nicholas Sparks continua sendo A Última Música, na minha opinião é o que foge mais da equação-literária dele. Falando nisso, em breve eu pretendo reler, já tem uma resenha que eu fiz faz tempo aqui. Mas se minha opinião mudar eu apareço aqui contando.

x.o.x.o

Nenhum comentário: